Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho de análise experimental de tensões mecânicas em peças, na maioria dos casos, utiliza sistemas de aquisição de dados com expressivo custo de mercado. O artigo apresenta um estudo comparativo entre testes de tensões mecânicas utilizando a técnica experimental, numérica e analítica em corpos de prova fabricados em chapas de aço, nas condições com furo e ausência de furo. Dois modelos virtuais em 3D idênticos as chapas reais foram construídos e realizadas simulações numéricas de acordo com valores prescritos de força e condições de contorno. Um sistema proposto de baixo custo para aquisição dos sinais numéricos pelos strain gauges foi utilizado e definida as condições de contorno com base no modelo virtual. No método analítico, para o estudo comparativo, foram utilizadas às equações constitutivas da resistência dos materiais baseadas no regime linear elástico do material sendo os resultados apresentados em porcentagem de erro relativo à formulação analítica, onde para resultado positivo o valor é inferior ao analítico e resultado negativo o valor é superior. Para os corpos de prova na condição sem furo o máximo erro relativo para o método numérico foi de -34 % com carregamento de 1,4 N e o experimental foi de 25,8 % com carregamento de 1,4 N. Para os corpos de prova na condição com furo, o máximo erro relativo para o método numérico foi de -87,8 % com carregamento de 1,4 N e o experimental foi de 30,7 %, ambos no carregamento de 10,4 N. Erros relativos mínimos de 0,27 % e 0,7 % foram encontrados utilizando o método experimental. Embora um sistema de aquisição de dados estiver apto a trabalhos desde ambientes controlados até complexos, como mineração, de acordo com os resultados, percebe-se que temperatura, umidade relativa do ar e propriedades mecânicas do material, influencia nos valores mensurados pelo sistema de aquisição de dados. Entretanto, apesar das variações do processo, o sistema proposto de aquisição de dados de baixo custo apresentou boa aproximação em relação aos métodos numérico e analítico.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.