Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho avaliou o efeito das doses de silicato de cálcio aplicadas superficialmente no solo afim de tornar uma nova fonte para correção da acidez do solo e outros atributos químicos do solo e manutenção dos níveis de Si adequados para a planta de Brachiaria ruziziensis L e no desenvolvimento da Poaceae cultivado em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em um experimento simples com seis tratamentos e quatro repetições cada, totalizando 24 unidades experimentais. Foram compostos por seis doses de Silicato de Cálcio, a saber: T1 = 0 kg ha-1, T2 = 200 kg ha-1, T3 = 400 kg ha-1, T4 = 800 kg ha-1, T5 = 1600 kg ha-1 e T6 = 3200 kg ha-1 em cultivo de Brachiaria ruziziensis. Foram semeadas dez sementes da gramínea em vasos de 10 dm-3 e, após a emergência realizado desbaste, deixando apenas três plantas em cada vaso. O primeiro corte, rente ao solo, foi realizado aos 120 dias após a emergência, rente ao solo para a quantificação da fitomassa fresca e seca da parte aérea e radicular. O silicato de cálcio foi eficiente na elevação das concentrações de Ca2+, a soma de bases (SB) e a saturação por bases (V%), aumentando os valores do pH do solo, neutralizando possíveis efeitos tóxico do alumínio (Al+3), e o uso da fonte de Si não foi eficaz na percentagem de absorção do elemento para o interior da planta de Brachiaria ruziziensis, não alterando a produção de biomassa da raiz e parte aérea.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.