Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar quais os cursos superiores a serem implantados em uma instituição de ensino atendendo a demanda local e regional. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários aberto e fechado, no período de novembro de 2012 a abril de 2013. O primeiro objetivou levantar a carência de profissionais no município de acordo com os sujeitos da pesquisa: cidadãos ligados à gestão econômica da região noroeste e alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas particulares e públicas de Itaperuna. Com base nas respostas obtidas no questionário aberto, foi elaborado o questionário fechado, em que os alunos avaliaram o grau de preferência dos cursos, bem como a importância e concordância com os 12 itens para cada curso. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística a partir da qual foram obtidas as médias, erros padrões, análises de variância e teste de médias. Os itens mais decisivos foram carência de profissionais e permanência na cidade, que determinaram o curso de Medicina como o de preferência e Engenharia Química como o menos indicado. Com isso, este trabalho apresenta a aplicabilidade do método e sua contribuição na criação de cursos que atendam à região e ao mercado de trabalho local e regional.
Palavras-chave: Discente, Qualificação Profissional, Noroeste Fluminense, Ensino Superior, Questionário.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.