Conteúdo do artigo principal
Resumo
A matriz energética mundial se encontra, nos dias de hoje, fortemente dependente dos combustíveis fósseis. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2015 cerca de 81% da energia consumida pelo homem era dependente do petróleo, carvão mineral ou gás natural. Os problemas associados a este padrão de consumo vão desde os grandes impactos ambientais na extração e geração de resíduos, até a incapacidade de suprir a demanda no longo prazo. Neste contexto, há uma constante busca pela substituição das fontes convencionais de energia por aquelas que são renováveis, destacando-se, dentre outras, a energia eólica e a energia solar. Esta última, segundo dados da EPE, apresentou um crescimento de 3.836,3% na capacidade instalada entre 2016 e 2017, o que mostra um cenário extremamente promissor. O aproveitamento da energia solar pode ser feito através da conversão da energia térmica ou do efeito fotovoltaico, sendo este último o mecanismo que transforma a radiação solar diretamente em energia elétrica. Diante deste cenário, este projeto tem como objetivo disseminar a utilização da energia renovável, através da criação de mobiliário autossustentável capaz de atender a pequenas necessidades de energia, podendo ser implementado tanto em ambientes urbanos quanto em locais remotos, onde o acesso à energia elétrica é limitado. A metodologia consiste em coletar os dados de irradiação solar através de software, permitindo o dimensionamento da área necessária de módulos fotovoltaicos para suprir a demanda pré-estabelecida, além de todo o aparato auxiliar. Em seguida, será feito o projeto da estrutura de sustentação, que, neste trabalho, terá o formato de um quiosque esteticamente agradável. A última etapa consistirá no orçamento básico do projeto, que permitirá analisar a viabilidade econômica do mesmo. Como resultado, espera-se que o projeto sirva de modelo para o desenvolvimento de outros tipos de mobiliários urbanos, seja em locais públicos ou privados, aliando estética moderna à funcionalidade e sustentabilidade da energia renovável.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.