Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso de softwares como suporte às atividades da engenharia, relacionados a várias áreas é comum, pois através dessa prática é possível obter como benefícios a otimização de tempo, padronização da produção e de documentos, dentre outros. O presente trabalho tem como objetivo verificar o estado da arte sobre o uso de softwares como apoio às atividades da gestão da qualidade, e verificar quais tipos de software as empresas estão utilizando. Para tanto, uma pesquisa bibliométrica com a combinação dos termos “gestão da qualidade” e “software” foi realizada na base de dados Scopus. Ademais, entrevistas foram realizadas com gerentes de 3 empresas, a fim de identificar: (i) os tipos de softwares que as empresas vêm utilizando; (ii) a satisfação das empresas em relação a esses softwares, segundo alguns critérios; (iii) a relação das atividades controladas por softwares com os princípios da ISO 9001, ao qual define os requisitos necessários para que as empresas implementem um sistema de gestão da qualidade (quality management), independentemente do tamanho e do ramo no qual atuam. Os resultados em relação à pesquisa bibliométrica mostram que não há um núcleo de autores definidos, entretanto, o autor Mellis, W. se destaca com 4 registros. Além disso, há uma flutuação no que diz respeito à quantidade de artigos publicados por ano, sendo ciências da computação a área de conhecimento com maior número de publicações, totalizando 72 registros. As palavras-chave em destaque são: gestão da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade total. As entrevistas realizadas resultaram na identificação de 8 softwares em uso, que de acordo com a descrição, oferecem suporte aos seguintes princípios da gestão da qualidade, estabelecidos pela ISO 9001: (i) abordagem de processos; (ii) melhoria; (iii) tomada de decisão baseada em evidências; (iv) mentalidade de risco. Na percepção dos respondentes, a partir dos critérios adotados, o mais importante é usabilidade do software. Ainda, os resultados indicaram que, de maneira geral, as empresas estão satisfeitas com os softwares utilizados.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.