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Resumo

O empreendedorismo visto pela esfera econômica, social ou psicológica, caracteriza-se pela inovação provocada por pessoas que geram oportunidades e valor para si própria e para a sociedade. As universidades, que são organizações que trabalham com o conhecimento, deveriam criar novas oportunidades, inovando e sendo criativas, visando desenvolver e disseminar o conhecimento por intermédio dos profissionais que forma. Entendendo que as universidades devem se tornar vetores do desenvolvimento social e econômico, passando a ter uma postura proativa que transforme o conhecimento em valor agregado, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir se os principais elementos presentes na estrutura organizacional das universidades brasileiras para a promoção do empreendedorismo adéquam-se à realidade da criação de startups. Para isso, o presente trabalho fará uma pesquisa exploratória de natureza prática, utilizando uma abordagem qualitativa, já que os dados serão analisados indutivamente e as informações obtidas durante a pesquisa não poderão ser quantificadas. Espera-se assim, poder estimular os alunos a criar oportunidades de negócios e produtos inovadores, ao invés de simplesmente formá-los para serem colaboradores que trabalharão em empresas já consolidadas. Não obstante, esperamos poder criar com esse novo método uma nova forma de ensinar a disciplina de empreendedorismo nas universidades.

Palavras-chave

startup empreendedorismo universidades

Detalhes do artigo

Como Citar
DE AZEVEDO, P. H. D. D. A. M., VIVEIROS, J. M., DE SOUZA, S. T., SOUZA, D. M., & FERRAZ, D. R. (2019). UMA NOVA PROPOSTA DE EMPREENDEDORISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. xatas ∓ ngenharias, 9(25). https://doi.org/10.25242/885X92520191800