Conteúdo do artigo principal
Resumo
O empreendedorismo visto pela esfera econômica, social ou psicológica, caracteriza-se pela inovação provocada por pessoas que geram oportunidades e valor para si própria e para a sociedade. As universidades, que são organizações que trabalham com o conhecimento, deveriam criar novas oportunidades, inovando e sendo criativas, visando desenvolver e disseminar o conhecimento por intermédio dos profissionais que forma. Entendendo que as universidades devem se tornar vetores do desenvolvimento social e econômico, passando a ter uma postura proativa que transforme o conhecimento em valor agregado, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir se os principais elementos presentes na estrutura organizacional das universidades brasileiras para a promoção do empreendedorismo adéquam-se à realidade da criação de startups. Para isso, o presente trabalho fará uma pesquisa exploratória de natureza prática, utilizando uma abordagem qualitativa, já que os dados serão analisados indutivamente e as informações obtidas durante a pesquisa não poderão ser quantificadas. Espera-se assim, poder estimular os alunos a criar oportunidades de negócios e produtos inovadores, ao invés de simplesmente formá-los para serem colaboradores que trabalharão em empresas já consolidadas. Não obstante, esperamos poder criar com esse novo método uma nova forma de ensinar a disciplina de empreendedorismo nas universidades.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.