Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo a organização mundial de saúde (OMS), o idoso é todo indivíduo com 60 anos mais. Essa idade pode variar de acordo com as condições de cada país em relação as Políticas Públicas. Os idosos tendem a apresentar capacidades regenerativas decrescentes, o que pode levar, por exemplo, à fragilidade, um processo de crescente vulnerabilidade, predisposição ao declínio funcional e, no estágio mais avançado, a morte. Além disso, mudanças físicas ou emocionais também podem comprometer a qualidade de vida dessas pessoas. Neste contexto, a confecção de um andador ortopédico personalizado para os idosos agregará na independência e qualidade de vida. Através desse projeto, os alunos além de estarem participando de uma ação solidária, serão capazes de desenvolver habilidades no planejamento e execução de um projeto interdisciplinar. O presente trabalho tem como objetivo projetar e construir um protótipo de um andador ortopédico adequado para o uso do idoso, garantindo uma locomoção com segurança. O material selecionado foi policloreto de vinila (PVC), utilizado em instalações hidráulicas. Este possui baixo custo e é resistente mecanicamente para esta finalidade. Através de uma visita prévia serão coletados dados como peso e altura dos idosos, e análise do ambiente em que estarão se locomovendo para dimensionamento e construção do protótipo. O presente projeto atenderá as necessidades específicas de locomoção apontadas pelos usuários, proporcionando-os uma mobilidade individual, segura e eficaz.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.