Conteúdo do artigo principal
Resumo
A preservação do meio ambiente tem sido o centro de pesquisas e debates mundiais. Da vasta gama de assuntos relacionados ao tema, destacam-se a necessidade de substituição dos combustíveis fósseis e a preservação do ar, das águas e dos solos. O biodiesel é um biocombustível renovável, não tóxico, biodegradável, possui índices de compostos de enxofre praticamente nulos, incentiva à economia e o desenvolvimento rural, além de poder ser produzido a partir de diferentes matérias-primas. Sua produção a partir do óleo residual de fritura evitaria que o mesmo fosse descartado diretamente nos sistemas de esgoto, deixando de poluir as águas e os solos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi à produção de biodiesel a partir de óleo de fritura. Assim, foram preparadas misturas de diesel e biodiesel em diferentes concentrações (B10, B15, B25 e B50) para que as mesmas fossem queimadas em motor de bancada para análise da emissão de gases poluentes. Através de sensores eletroquímicos, foi possível detectar os gases CO, NOx e SO2 na ordem de ppm. As emissões do gás CO foram maiores para as misturas B15 e B25, indicando que nessas concentrações o biodiesel provavelmente dificulta a combustão completa no motor, já que as emissões de CO estão vinculadas a uma combustão incompleta. Foi possível concluir ainda que as emissões de NOx diminuem levemente a medida que aumenta a concentração de biodiesel. E com relação as emissões de SO2 foi possível observar que as concentrações foram maiores nas misturas B15 e B25, apresentando a menor emissão para a mistura B10, a qual foi muito semelhante ao diesel puro. A caracterização físico-química realizada determinou que o biodiesel produzido estava dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. As misturas de diesel/biodiesel nas concentrações B10, B15 B25 e B50 funcionaram tão bem quanto o motor abastecido somente com diesel, não sendo necessárias modificações no motor. Não foram observadas ocorrências de redução da potência para quaisquer das misturas utilizadas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.