Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas décadas recentes, a busca por reservas de petróleo & gás resultou em grandes avanços tecnológicos nos segmentos de exploração, desenvolvimento e produção, particularmente no Brasil, um país que até 1974 carecia de reservas provadas para abastecer sua economia. A partir de então, o Brasil surgiu como um dos centros mais avançados de produção offshore de petróleo & gás em águas profundas e ultra-profundas (entre 1.000 e2.500 metrosde lâmina d’água), uma realização muito importante para qualquer país, e em particular, surpreendente para uma economia emergente. O Brasil é atualmente energeticamente auto-suficiente, e difere das demais economias emergentes ricas em recursos naturais por estar desenvolvendo conhecimento de forma endógena para encontrar e explorar suas reservas. Por meio da análise de importantes firmas da indústria de petróleo & gás localizadas na Bacia de Campos, este estudo explora como esta conquista foi alcançada, fazendo o Brasil evoluir nos últimos 20 anos de limitadas competências para a liderança em tecnologias para exploração e produção (E&P) de petróleo & gás em águas profundas e ultra-profundas. Este estudo busca determinar o processo de formação e a atual caracterização desta aglomeração e entender, sob a perspectiva dos sistemas de conhecimento e das posturas tecnológicas adotadas pelas firmas, como as mudanças tecnológicas são implementadas na Bacia de Campos, as origens de tais mudanças, bem como verificar se a proximidade geográfica é um fator que favorece a inovação para as firmas localizadas na região.
Palavras-chaves: Sistemas de inovacao, clusters,
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.