Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dentre as ligas à base de cobalto utilizadas como revestimento, a liga Stellite 6 (CoCrWC) é conhecida por ser utilizada extensivamente em altas temperaturas sob condições que requerem alta resistência mecânica, ao desgaste e à corrosão. Sua deposição por meio do processo de soldagem a plasma por arco transferido foi adotada por muitas indústrias a fim de garantir menor diluição, melhor acabamento superficial e maior refinamento da microestrutura em relação a outros métodos. Além do processo a ser empregado na deposição de revestimentos, a escolha dos parâmetros de deposição utilizados é primordial para conseguir uma microestrutura que garanta melhor desempenho do revestimento. Neste trabalho, foi avaliada a influência da corrente e da velocidade de soldagem a plasma por arco transferido na deposição da liga Stellite 6 sobre o aço AISI 4130. Foram analisadas a diluição, a microestrutura e as propriedades mecânicas do revestimento e do substrato utilizando a microscopia confocal e os ensaios de microdureza, dureza e dobramento. Foi verificado que a microestrutura do revestimento é constituída de dendritas de solução sólida de Cobalto e regiões interdendríticas compostas por um eutético contendo carbetos. Evidenciou-se que o uso da menor corrente de soldagem, mesmo associado a uma velocidade de soldagem mais baixa, promoveu menor diluição e refinamento da microestrutura do revestimento e da ZTA. Este refinamento, por sua vez, causou aumento da microdureza e da dureza do revestimento.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.