Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto apresenta reflexões sobre as questões relacionadas ao universo do trabalho, privilegiando os aspectos associados à saúde e segurança no trabalho. Para isso, propõe um diálogo que articula referenciais teóricos associados à Ergologia e Ergonomia da Atividade, onde o centro do debate apresenta o conceito de atividade humana no trabalho. Essas perspectivas defendem a existência de múltiplas racionalidades aplicadas no trabalho, contrapondo e relacionando a dicotomia existente entre a racionalidade da abordagem clássica da organização e as racionalidades construídas e desenvolvidas pelos trabalhadores envolvendo seus saberes, valores e competências na atividade situada. Através de exemplos reais que representam essa articulação proposta, o texto destaca a importância para o gestor de processos produtivos que prioriza a importância das pessoas no contexto de uma organização a compreender onde se encontra efetivamente a riqueza do trabalho humano: não está nas páginas de procedimentos, normas, prescrições e sistemas de gestão, mas sim nas dificuldades, mobilizações, transgressões, interpretações, inovações e conflitos provenientes dos trabalhadores em contexto real de trabalho. O texto conclama para a importância dos gestores em reconhecer e empreender uma leitura que associe dialeticamente a convergência dessas duas óticas para a compreensão e transformação do trabalho: a abordagem clássica da organização e as racionalidades construídas e desenvolvidas pelos trabalhadores.
Palavras-chave: Trabalho, Ergologia, Ergonomia.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.