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Resumo
As máquinas térmicas são mecanismos capazes de transformar energia térmica em trabalho. Sendo indiscutível a necessidade das mesmas atualmente, devido a sua importância, há uma procura por maneiras mais eficientes de gerar energia. Em vista disso, o presente trabalho procura comparar a eficiência e performance de motor de combustão interna do ciclo Otto com influência do etanol na gasolina. Para isto, foi realizada a avaliação de desempenho de um motor de combustão interna (MCI) estacionário do ciclo Otto de 389 cilindradas e potência máxima de 13 HP, utilizando dois tipos de combustíveis: uma gasolina sem a presença de etanol e outra com 27,5%, conforme prevista pela ANP N°40 de 25/10/2013 responsável por regular as especificações das gasolinas de uso automotivo. Inicialmente foi determinada a taxa de compressão do motor, em seguida foram realizados testes para determinar a potência efetiva dos dois combustíveis. Foram calculadas a taxa de consumo de combustível, o torque, vazão mássica de ar admitida no cilindro e a relação ar combustível. Após a realização dos ensaios, constatou-se que a potência efetiva da gasolina é maior que a mistura (gasolina + etanol) para qualquer rotação, porém o consumo específico dos dois combustíveis foram similares indicando que a vantagem de elevada potência efetiva da gasolina é contrabalançada pelo maior consumo, demonstrando que os dois combustíveis apresentam performances semelhantes.
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