Conteúdo do artigo principal
Resumo
A avaliação institucional constitui um instrumento que pode fornecer à IES informações importantes a respeito de pontos a serem melhorados, embora tenha sido usado como forma de premiar ou punir docentes. O objetivo do presente trabalho é verificar se, após a aplicação de provas com alto grau de dificuldade, os alunos modificam a sua percepção quanto aos docentes. Interrogaram-se 102 alunos de ensino médio em dois momentos: antes e após a aplicação de provas; sendo os docentes divididos em dois grupos: aqueles que aplicaram provas com grau de dificuldade normal, e aqueles que, propositalmente, elaboraram provas difíceis. Após a aplicação das provas, as notas dos docentes aumentaram em alguns itens e diminuíramem outros. Emespecial, a redução foi mais acentuada nos docentes que aplicaram provas mais difíceis, sendo mais atingidos os itens capacidade de despertar interesse; interesse na aprendizagem e coerência nas avaliações de acordo com as aulas. A principal contribuição do trabalho está associada à definição do momento da avaliação docente pelo discente, que deveria ser realizada antes da última prova, e à análise crítica da avaliação institucional, dependendo do grau de exigência do docente. Embora o objeto de estudo não seja especificamente o curso de Engenharia de Produção, os resultados obtidos poderão auxiliar nas avaliações realizadas neste curso.
Palavras-chave: Educação; Avaliação Docente; Percepção discente.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.