Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) remete a reflexão de seu uso em Instituições de Ensino Superior (IES) com foco no estudo de caso de uma escola federal pública, especialmente de um curso tecnológico, telecomunicações. O processo ensino/aprendizagem representa um campo adequado no desenvolvimento tecnológico perante a sociedade, constituindo uma realidade do ensino brasileiro. A pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos objetivos como exploratória e descritiva. Serão investigados os interesses dos agentes, de maneira a identificar gargalos e obter informações que permitam vislumbrar melhorias no desenvolvimento institucional e da qualidade acadêmica. Assim o presente estudo traça diretrizes básicas de uma metodologia adaptável em pesquisas de revisão de literatura e de aplicações de questionários que procura desenvolver uma cadeia como referência de gestão que capte os determinantes da qualidade. O processo de coleta e análise de dados dos questionários permitiu identificar a ocorrência de eventos associados a um ensino de qualidade na instituição pesquisada contribuindo para uma sociedade competitiva.
Palavras-Chave: Cadeia de Suprimentos; Ensino Superior; Tecnologia; Qualidade.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.