Conteúdo do artigo principal

Resumo

A Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) remete a reflexão de seu uso em Instituições de Ensino Superior (IES) com foco no estudo de caso de uma escola federal pública, especialmente de um curso tecnológico, telecomunicações. O processo ensino/aprendizagem representa um campo adequado no desenvolvimento tecnológico perante a sociedade, constituindo uma realidade do ensino brasileiro. A pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos objetivos como exploratória e descritiva. Serão investigados os interesses dos agentes, de maneira a identificar gargalos e obter informações que permitam vislumbrar melhorias no desenvolvimento institucional e da qualidade acadêmica. Assim o presente estudo traça diretrizes básicas de uma metodologia adaptável em pesquisas de revisão de literatura e de aplicações de questionários que procura desenvolver uma cadeia como referência de gestão que capte os determinantes da qualidade. O processo de coleta e análise de dados dos questionários permitiu identificar a ocorrência de eventos associados a um ensino de qualidade na instituição pesquisada contribuindo para uma sociedade competitiva.

 

Palavras-Chave: Cadeia de Suprimentos; Ensino Superior; Tecnologia; Qualidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, S. L., & Nascimento, D. C. de O. (2012). CADEIA PRODUTIVA APLICADA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM TELECOMUNICAÇÕES. xatas ∓ ngenharias, 2(03). https://doi.org/10.25242/885X2032012173