Conteúdo do artigo principal
Resumo
No setor da construção civil, a cada dia surgem novas soluções em métodos, ferramentas, processos e conceitos. Seu uso, à medida do possível, permitem as empresas se manterem ativas e competitivas. Depois de apresentar soluções de Enterprise Resources Planning (ERP), a área de Tecnologia da Informação (TI) traz para o setor da construção civil a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM). Esta mostra-se como uma das novidades mais promissoras dentro do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). No Brasil, pode-se observar um cenário propício a investigação, pesquisa e discussões sobre o uso desta tecnologia na gestão de projetos e obras. Assim, o objetivo foi a realização de um diagnóstico identificando o atual cenário nacional de uso da tecnologia BIM e os ganhos reais do produto final. O trabalho caracteriza-se como um estudo indutivo, aplicado, descritivo e quantitativo que adotou como metodologia principal, além da revisão bibliográfica, a simulação de um levantamento tipo survey. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário construído e disponibilizado em endereço eletrônico preenchido pelos respondentes. Assim, a partir de indicadores e dados levantados do arcabouço legal e normativo no Brasil foi possível realizar pesquisa de campo sobre o uso do BIM em escritórios de projeto, construtoras e instituições de ensino. A realização do diagnóstico propiciou concluir que 67,21% dos entrevistados desconhecem ou apenas leram sobre o uso da tecnologia e que apenas 13,11% tem a mesma totalmente implantada. O reconhecimento de ganhos reais, não apenas do produto final, mas de todas as etapas do processo fazem com que 96% dos entrevistados que ainda não utilizam a tecnologia tenham perspectivas de sua utilização.
Palavras-chave: Modelo de Informação da Construção; Gestão de Projetos e Obras; Sistemas Colaborativos.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.