Conteúdo do artigo principal
Resumo
O workshop é uma técnica utilizada em vários tipos de organização. No setor fabril, este controle deve ser efetivo em função das diversas reduções e melhorias, como a redução de erros no preenchimento do estoque. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um Worskhop Lean realizado numa empresa de Tubos Flexíveis, localizada no Porto do Açu no município de São João da Barra, Região Norte do estado do Rio de Janeiro. O estudo teve como objetivo acompanhar e concluir todas as devoluções estipulando um prazo máximo de 24 horas após o fim do processo de fabricação. A metodologia utilizada foi com base na filosofia Lean, que tem como fundamentos as ferramentas da qualidade que são técnicas utilizadas para mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões. No entanto, para que fosse possível atingir a este objetivo foi necessário realizar o mapeamento do estado atual (21 etapas mensuradas) para a identificação das causas e origens dos problemas (53 causas identificadas). Após estas etapas foi realizado o brainstorming (38 ideias levantadas) para a priorização de ideias e definição do plano de ação a ser tomado pela empresa (25 ações para os próximos 2 meses). O presente estudo de caso foi realizado em dois dias através do Workshop Lean. Esta atividade envolveu a participação de 25 colaboradores, onde foram realizadas as coletas de dados e informações por meio do brainstorming e ferramentas da qualidade. Ao final, foi possível concluir que a partir dos resultados obtidos pode-se perceber que a empresa obteve resultados positivos quanto a redução de divergências no estoque (inventário oficial), redução de sucateamento por perda de rastreabilidade e redução de retrabalho.
Palavras-chave: Ferramentas da Qualidade, Workshop Lean, Gestão de estoque.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.