Conteúdo do artigo principal
Resumo
O suprimento de água potável para consumo é baseado no tratamento de água bruta oriunda de mananciais frequentemente degradados, estando sujeitos à ocorrência de um crescimento acelerado do fitoplâncton, o que provoca consequências negativas sobre a eficiência e o custo do tratamento da água. Os sistemas lagunares costeiros caracterizam-se em geral por baixas profundidades da coluna d’água onde ocorrem importantes processos geoquímicos como eutrofização, floração algal, ciclagem de nutrientes (como fósforo e nitrogênio), dentre outros. A temperatura é um fator determinante na ocorrência destes processos assim como na sua cinética. Tendo em vista que a temperatura varia em função da profundidade da coluna d’agua, este trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema microcontrolado, embarcado em uma unidade flutuante fundeada, para determinação da variação das temperaturas em múltiplas profundidades, visando estudar os seus estratos e entender o seu comportamento ao longo da coluna, e assim, auxiliar as pesquisas e os estudos de gerenciamento de recursos hídricos. A metodologia iniciou-se por uma pesquisa bibliográfica, relacionada às propostas que apresentem tecnologia aberta, assim como, à construção de sistemas embarcados para o monitoramento de temperatura. A fase seguinte consiste em uma etapa experimental envolvendo a especificação dos componentes, a montagem do hardware e o desenvolvimento do software de controle, assim como, a realização de testes de desempenho, o projeto e a construção do protótipo do sistema embarcado e a realização dos testes de campo, materializando os conhecimentos em uma aplicação específica, a qual envolverá o desenvolvimento, a prática construtiva e a utilização do produto. Os resultados esperados consistem na construção de um equipamento de monitoramento das variações temperatura em múltiplas profundidades, facilmente reprodutível e capaz de atuar no monitoramento em tempo real, fornecendo dados que podem auxiliar a tomada de decisão no gerenciamento de recursos hídricos. Concluindo, o projeto busca desenvolver um sistema de pequeno porte, de tecnologia aberta, embarcado em uma boia de fundeio, o qual possa fornecer dados em ambientes lagunares e ampliar a autonomia tecnológica nacional na área de monitoramento ambiental.
Palavras-chave: Monitoramento Ambiental, Temperatura, Sistema Embarcado.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.