Conteúdo do artigo principal
Resumo
O controle de estoques é uma técnica utilizada em vários tipos de organização. No setor de comercialização de alimentos, este controle deve ser efetivo em função das diversas perdas que podem ser evitadas, como avarias, furtos e elevado nível de estoque prescrevendo o prazo de validade dos produtos. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso em uma rede varejista de hortifruti familiar na cidade de São João da Barra, no interior do estado do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo foi mensurar a qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados a partir da percepção e satisfação dos clientes. A metodologia utilizada foi com base no modelo SERVQUAL, que tem como fundamentos os 5GAPs, que tratam da confiabilidade, tangibilidade, compreensão, segurança e empatia. No entanto, para que fosse possível atingir ao objetivo geral proposto neste trabalho foram traçados os seguintes objetivos específicos, a saber: a) Descrever o fluxo operacional no setor de hortifrúti da empresa; b) Identificar as falhas no fluxo operacional; c) Analisar as perdas geradas no setor; d) E, propor melhorias no controle de estoque, visando a redução de perdas. Para isso foram realizadas visitas ao local do estudo de caso, onde foram realizadas as coletas de dados e informações por meio de entrevista não estruturada. Ao final, a partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que a empresa obteve resultados positivos quanto a percepção da qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados pela empresa, mas foi possível também identificar e sinalizar melhorias quanto as dimensões de segurança e empatia previstos no modelo SERVQUAL.
Palavras-chave:Gestão da Qualidade, Setor de Serviços, Modelo SERVQUAL
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.