Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, a indústria do óleo e gás no Brasil passa por um cenário de desinvestimentos e redução da mão de obra com o desafio de reduzir custos e acidentes de trabalho sem perder produtividade e eficiência. Para a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), a aplicação da Ergonomia, enquanto uma ciência interdisciplinar é essencial para a produção de produtos mais competitivos e amigáveis, além de contribuir para a melhoria da produtividade organizacional. Ampliando seus conceitos e aplicações, a ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora que afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes desta incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento, além das relações envolvendo seres humanos e sistemas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos analisar a importância da ergonomia cognitiva e do fluxo de informações em um laboratório de fluidos de petróleo, localizado na cidade de Macaé, através de um diagnóstico da atividade atual e posterior, incluindo propostas de melhoria na busca da prevenção de futuros problemas envolvendo a relação entre seres humanos e sistemas. Este estudo tem como premissa inicial a pesquisa bibliográfica em busca de diretrizes técnicas a serem seguidas durante avaliação do posto de trabalho. Em seguida, será aplicada uma lista de verificação no ambiente de trabalho para diagnosticar o nível de aderência aos princípios da ergonomia cognitiva, além de entrevistas com os químicos do laboratório. Por fim, serão analisados os dados coletados nas entrevistas e lista de verificação para a emissão de um diagnóstico da atual condição ergonômica do setor analisado, de forma que possam ser propostas recomendações ergonômicas em busca de melhorar a produtividade, conforto e segurança no ambiente de trabalho.
Palavras-chave: ergonomia cognitiva, fluidos de perfuração offshore, saúde e segurança.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.