Conteúdo do artigo principal
Resumo
O problema da falta de sucessão nas empresas familiares é preocupante e tem levado muitas delas à falência. Elas ocupam no Brasil cerca de 85% do mercado nacional, mas, quando se fala em sucessão, apenas 30% chegam à segunda geração e 5% à terceira. Há uma grande resistência das famílias quando se fala do processo de profissionalização da empresa familiar e, existem três pontos primordiais para que haja continuidade da mesma: os membros da família só devem trabalhar na empresa se forem capacitados e dedicados; é ideal que haja pelo menos uma pessoa de fora ocupando um alto posto na empresa; e, quanto maior a empresa familiar, maior a necessidade de ter profissionais de fora dentro dela. Existem dois tipos de sucessão: profissional e familiar. A profissional é aquela na qual executivos contratados passam a ocupar os cargos diretivos da empresa familiar e os representantes da família ficam em um Conselho, que pode ou não atuar como um Conselho de Administração. E a familiar, é aquela que acontece quando uma geração abre espaço para que outra assuma o comando. Nesse tipo de sucessão, o controle da empresa passa às mãos de um membro da família: a geração seguinte assume o lugar deixado vago pelo sucedido. Em vista do grande mercado e à alta concorrência de farmácias na cidade de Campos dos Goytacazes, seria de grande importância que a Drogaria Isalvo Lima passasse a analisar as propostas de ter um plano de sucessão consolidado, talvez havendo a profissionalização da empresa para que esteja apita a enfrentar esse novo mercado que está cada vez mais competitivo, cujo inclui redes de escala nacional. Existe a necessidade de apontar as diretrizes de um plano de sucessão para a farmácia, levando em consideração a implantação de uma gestão profissionalizada, verificando sua viabilidade no mercado local. Espera-se que se obtenha a elaboração de um plano de sucessão consistente, focado na profissionalização da empresa, o que geraria resultados positivos nesse momento de grande competitividade de mercado na cidade.
Palavras-chave: empresa familiar; profissionalização; plano de sucessão; drogaria.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.