Conteúdo do artigo principal
Resumo
Softwares são recursos utilizados em diversas atividades da engenharia, com finalidades distintas, inclusive como apoio às atividades da gestão da qualidade. A literatura apresenta uma grande variedade de ferramentas e/ ou métodos que podem ser utilizados para este fim, no entanto, se faz necessário um levantamento sobre quais destas ferramentas e/ ou métodos fazem uso de softwares, e qual o diferencial obtido pelas empresas por meio da utilização dos mesmos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento do uso de softwares nas atividades da gestão da qualidade. Pesquisas bibliométricas e bibliográficas serão realizadas nas bases Web of Science e Scopus a fim de verificar o estado da arte sobre o tema em questão. Além disso, um questionário desenvolvido com critérios pré-estabelecidos será aplicado para gestores de empresas de ramos variados da região norte fluminense, para identificar quais softwares são utilizados pelas mesmas como suporte a atividades da gestão da qualidade (essas atividades podem ser referentes a pessoas, produtos e/ ou processos), e quais benefícios eles proporcionam. Os dados obtidos com a aplicação do questionário serão tratados por meio da utilização de estatística descritiva e um método multicritério. Espera-se que os resultados formem um referencial, que possa servir de base para as empresas na escolha do tipo de software a ser utilizado de acordo com a atividade da gestão de qualidade desejada, e benefícios proporcionados com o uso dos mesmos.
Palavras-chave: gestão da qualidade, software, multicritério.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.