Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os revestimentos cerâmicos são utilizados para diversos fins, sendo divididos em grupos de acordo com suas características químico-físicas e suas aplicações. Tanto revestimentos internos como externos são submetidos a condições específicas de utilização. Portanto, cuidados de projeto e de execução são imprescindíveis para evitar patologias ou mesmo garantir a segurança dos usuários. Ao especificar os revestimentos cerâmicos, o profissional deve-se basear nas normas NBR 13.816, NBR 13.817 e NBR 13.818. De forma que tais normas estabelecem as características físico-químicas das tipologias cerâmicas, além de uma tabela resumida das características mínimas para cada área de aplicação. Apesar dos profissionais da área de engenharia possuírem algum conhecimento do assunto, grande parte dos responsáveis envolvidos pela comercialização, aquisição e aplicação dos revestimentos cerâmicos só possuem conhecimento parcial dos critérios de utilização que são referentes a resistência à abrasão, entretanto somente esta propriedade não é suficiente para que um revestimento seja aplicado de forma eficaz. O presente projeto terá como propósito expandir o conhecimento dos alunos de engenharia como diferencial em sua formação acadêmica, investigar de que forma o mercado em suas principais vertentes tem se comportado na comercialização deste produto para que sua aplicação seja bem-sucedida, bem como levantar dados comparativos sobre as principais propriedades necessárias à aplicação do produto, através da fabricação de corpos de prova padrão , obtenção de amostras disponíveis no mercado, realização de ensaios técnicos e montagem de um guia de comparação. Espera-se, portanto, estabelecer parâmetros e diretrizes para comercialização e aplicação dos revestimentos de acordo com suas especificidades.
Palavras-chaves: construção civil, revestimento cerâmico, propriedades.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.