Conteúdo do artigo principal
Resumo
Processos que utilizam fontes de alta energia, como o arco elétrico e o laser, são amplamente empregados para deposição de revestimentos hardfacing à base de Fe; Co ou Ni, que têm como intuito aumentar a resistência ao desgaste de superfícies. Dentre as ligas hardfacing, a Colmonoy-5, pertencente à família NiCrBSiC, se destaca em aplicações de diferentes setores da indústria por oferecer boa resistência ao desgaste e também à corrosão. Estas propriedades estão associadas a uma microestrutura constituída de boretos e carbetos distribuídos numa matriz de níquel. A deposição desta liga por soldagem a plasma por arco transferido alimentado por pó (PTA) possui ampla vantagem, sendo uma das técnicas mais promissoras em decorrência da maior taxa de deposição e da baixa porcentagem diluição. No entanto, a influência de algumas características, como a granulometria, a morfologia e a composição do seu pó, sobre as propriedades finais do revestimento não está clara. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da distribuição granulométrica e da composição dos pós da liga Colmonoy-5 sobre a microestrutura, a diluição, a microdureza, a dureza e a resistência ao desgaste. Com este propósito, três tubos de aço AISI 4130 serão revestidos pela liga Colmonoy-5 utilizando-se pós de três lotes distintos. A deposição do revestimento será realizada por meio do processo de soldagem PTA automatizado, com os mesmos parâmetros. Serão retirados corpos de prova dos tubos revestidos para realização dos ensaios metalográfico, de microdureza, de dureza e de desgaste pino-sobre-disco. A microestrutura será caracterizada qualitativamente e quantitativamente por intermédio da técnica de microscopia confocal. Espera-se determinar qual granulometria e composição favorece a formação de uma microestrutura com morfologia e fração volumétrica de fases que propicia maior microdureza e resistência ao desgaste do revestimento, bem como menor diluição.
Palavras-chave: Colmonoy-5, soldagem a plasma por arco transferido, microestrutura.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.