Conteúdo do artigo principal
Resumo
Aspectos socioeconômicos podem, muitas vezes, influenciar na qualidade de vida dos cidadãos. Em se tratando de comunidades tracionais verifica-se, geralmente, que por estarem estabelecidas em áreas que apresentam déficit no atendimento de serviços básicos de saúde, com destaque para os serviços de saneamento, acabam por ser acometidas por doenças transmitidas por vetores e/ou por contato direto com seus próprios efluentes e resíduos. Além disso, constata-se que a falta de orientação educativa pode ser um indicador, que influencia diretamente na dinâmica dos aspectos socioeconômicos, refletindo, sobretudo, na qualidade de vida dessas populações. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar os reflexos da dinâmica socioeconômica entre duas comunidades tradicionais, tendo como estudo de caso, dois grupos de pescadores, sendo um do Brasil e outro da República de Malta. Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, foram coletados dados em ambas as localidades. A amostra foi definida por meio da estatística intencional e os dados foram tabulados com o uso do software Excel, sendo posteriormente plotados graficamente, para melhores representar os resultados. Constatou-se que no Brasil, mesmo havendo indicadores socioeconômicos divergentes entre os entrevistados, existem áreas com fragilidade e falta de atendimento dos serviços básicos de saúde e saneamento. Em contrapartida, em Malta, verificou-se que o fato do poder público ser atuante, e haver participação popular, coloca os entrevistados nivelados econômica e socialmente. Conclui-se ao final, que para que indicadores socioambientais reflitam de forma correspondente para a qualidade de vida das populações, há necessidade de participação da sociedade na elaboração e execução das políticas públicas.
Palavras chave: Socioeconômico. Comunidades Tradicionais. Pescadores. Malta.Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.