Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante das exigências de mercado, a cada dia que passa as empresas tem que focar em sua eficiência e na redução de custos, objetivando ter uma margem favorável entre receita e despesa de forma a se tornar competitiva e se manter no mercado. Nesse contexto, a “Pesquisa Operacional” vem fornecendo importantes fatos subsídios de apoio a tomada de decisão. Esta área difundiu-se e criou inúmeras subáreas, dentre elas a de modelagem que posteriormente gerou a simulação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é validar a premissa de que a simulação também é importante neste contexto através da investigação da aplicabilidade de um software de simulação, o Arena da Rockwell Software, na execução de serviços de um contrato de manutenção de instrumentação de uma empresa prestadora de serviços onshore e offshore. Neste trabalho, as fases de um estudo de simulação foram utilizados e encontrou-se indicativos de sobrecarga (gargalos) e, também, na substituição de recursos que viabilizaram a criação de cenários hipotéticos que contribuíram para a validação da hipótese de que a simulação é uma importante ferramenta de auxílio no processo de tomada de decisão.Conclui-se que apesar da utilidade dos indicadores, os subsídios fornecidos pela simulação precisam ser investigados sobre outros aspectos, sendo importante levar em consideração se a empresa suporta um aumento de recursos sobre o prisma do arranjo físico e também da viabilidade econômica e financeira de tais mudanças.
Palavras-chaves: Arena; Pesquisa operacional; Simulação; Gargalos.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.