Conteúdo do artigo principal
Resumo
As competições patrocinadas pelo programa Baja SAE Brasil exigem que os veículos off road tenham motores padronizados cabendo às equipes a ajustarem os componentes de seus carros para que estes obtenham melhores performances e buscando sempre o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de novas tecnologias. O sistema de transmissão é responsável por comunicar diretamente o motor às rodas dos veículos sendo este componente o que apresenta maior potencial de melhorias. Através do levantamento de dados relacionados ao veículo, como peso e potência fornecida pelo motor, o presente estudo procurará relacionar a melhor combinação entre velocidade e torque podendo atingir assim melhores resultados durante as competições. Inicialmente será avaliado um sistema de cambio com três marchas e ré e a partir disso serão determinadas as relações de transmissão adotadas para cada marcha. Em seguida, será determinado o perfil e as dimensões ideais para as engrenagens, chavetas e eixos a fim se obter relações de transmissões condizentes com as propostas anteriormente e reduzir perdas. Por fim, serão calculados os esforços de tração fornecida às rodas para cada marcha e as tensões atuantes nas engrenagens. Neste trabalho espera-se dimensionar um sistema de transmissão em que a primeira marcha irá desenvolver um torque mais elevado, atingindo velocidade máxima de 50 km/h em condições ideais sendo utilizada para transpor obstáculos e provas de tração, enquanto na quarta marcha esperasse atingir velocidades superiores a 80 km/h em circunstâncias ideais. Esta marcha será empregada onde as condições da prova não exigirem torque tão elevado, sendo proposta para provas de aceleração, velocidade máxima e trajetos em que a pista não seja acidentada.
Palavras-chave: sistema de transmissão, engrenagem, torque.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.