Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização dos sistemas de refrigeração é indispensável em todo mundo e, como consequência, tem-se um alto consumo de energia elétrica para o acionamento dos equipamentos associados. Com o problema ambiental cada vez mais em pauta, qualquer iniciativa que vise promover a redução no consumo de energia elétrica é válida. Este trabalho tem como objetivos verificar o atual sistema de refrigeração, dimensionar a carga térmica específica, estimar a economia gerada e apresentar uma proposta para aprimoramento de um sistema de refrigeração, tendo como estudo de caso duas salas situadas no Instituto Superior de Ensino do Censa, baseando-se na análise comparativa da carga térmica instalada com a carga térmica calculada em cada ambiente, com o objetivo de verificar o custo real para instituição através de um dimensionamento correto dos condicionadores de ar. A metodologia empregada no trabalho foi baseada inicialmente em uma revisão bibliográfica sobre os princípios que envolvem a refrigeração e ar condicionado. Posteriormente promoveu-se o cálculo detalhado da carga térmica do recinto aplicando a NBR 16401 e coleta de dados dos equipamentos instalados. Foi providenciado um orçamento de um equipamento conforme o resultado do cálculo da carga térmica necessária, e uma proposta de menor custo de energia foi apresentada. Concluiu-se que, de acordo com os dados e cálculos obtidos neste trabalho, a carga térmica instalada não é compatível com a necessidade, não gerando conforto térmico adequado, comprovando erro de dimensionamento e dispêndio de recursos, viabilizando desta forma o presente trabalho.
Palavras-chave: refrigeração, conforto térmico, consumo de energia.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.