Conteúdo do artigo principal
Resumo
A situação econômica mundial atual é de intensa competição, onde muitos setores lutam para obter lucros, às vezes pequenos, em "batalhas sangrentas" com seus concorrentes. Esse ambiente de disputa é chamado de Oceano Vermelho por estudiosos de uma nova visão estratégica, a Estratégia do Oceano Azul, na qual se almeja atrair um mercado previamente não explorado e explorá-lo, eliminando a concorrência e maximizando os lucros obtidos. Este trabalho monográfico tem como objetivo estudar uma das empresas que se enquadram na estratégia e possui uma franquia localizada na municipalidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, visando averiguar se seu sucesso se enquadra às propostas da matriz e às da estratégia do Oceano Azul. Com isso pretendemos validar a estratégia, pois a mesma é de recente publicação, principalmente quando comparada às mais famosas estratégias. Na metodologia da pesquisa será utilizada a aplicação de questionário e entrevista para realizar o levantamento de dados, analisando-os e verificando os resultados para que se possa concluir se existe ou não uma conexão entre o sucesso obtido pela academia Alpha e os fundamentos conceituais da Estratégia do Oceano Azul. Foi constatado que os fatores que a empresa transformou em diferencial realmente atraem e fidelizam as clientes, tendo os quesitos avaliados bem vistos pelas clientes. Com base no estudo foi possível concluir que a estratégia utilizada traz frutos, apesar se ser bastante arriscada. Além de trazer diferenciais e barreiras de mercado que evitam no curto e médio prazo que a competição chegue ao seu Oceano Azul.
Palavras - chave: Estratégia, Oceano Azul e Inovação.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.