Conteúdo do artigo principal
Resumo
A complexidade ambiental, social e econômica vivida pelas comunidades que residem em áreas desprovidas de serviços básicos de saneamento, habitação e saúde tem sido agravada. Geralmente, as áreas ocupadas por esse grupo, são espaços que vêm sendo utilizados por gerações e, por vezes, encontra-se em condições precárias no que diz respeito aos serviços básicos citados anteriormente. Pensar na questão socioambiental significa compreender que o socioambientalismo é o desenvolvimento não só da sustentabilidade de ecossistemas, espécies e processos ecológicos, mas também a sustentabilidade social e cultural de coletividades específicas como, por exemplo, populações tradicionais. A primeira refere-se à sustentabilidade baseada na biodiversidade e a segunda refere-se à questão do reconhecimento do sujeito no Estado de Direito da sociodiversidade existente no Brasil (SANTOS, 2005). O termo diagnóstico/caracterização ambiental tem sido utilizado por órgãos ambientais, universidades, profissionais de áreas multidisciplinares com conotação diferenciada. No entanto, o diagnóstico ambiental pode ser definido como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área. Portanto, para elaborar o diagnóstico ambiental é necessário caracterizar elementos do meio físico, biótico e antrópico. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico socioambiental da área de preservação ambiental da Lagoa de Cima. O diagnóstico será feito por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a utilização de um formulário, que será dividido em duas seções, uma relacionada ao perfil socioeconômico e outra ao perfil ambiental. Espera-se ao final que os dados apresentados na pesquisa possam dar suporte para ao Poder Público, na propositura de projetos e ações de proteção, recuperação e monitoramento ambiental da região estudada, proporcionando, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida da população que ali se encontra.
Palavras-chave: lagoa de cima, diagnóstico, socioambiental.
.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.