Conteúdo do artigo principal
Resumo
A água é um recurso fundamental à vida, um elemento imprescindível no cotidiano cuja ausência ou alteração considerável do seu padrão de qualidade, compromete o desenvolvimento de atividades de diversos setores, principalmente no uso básico da humanidade. A expansão acelerada da população tem aumentado significativamente sua demanda, o que se torna uma preocupação constante em relação à escassez do recurso. O município de Campos dos Goytacazes, conta com água em abundância, visto que tem em sua bacia hidrográfica um bom número de rios e diversas lagoas, sendo considerada por alguns historiadores como a região alagada fluminense. Entre as lagoas da região, destaca-se a Lagoa de Cima, que foi elevada a Unidade de Conservação da categoria Área de Proteção Ambiental (APA). É uma das maiores lagoas do Brasil sendo utilizada pela população para fins consultivos e não consultivos, de forma direta e indireta, o que a torna como um dos maiores atrativos dos Campistas. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico da qualidade da água Lagoa de Cima com base na percepção dos moradores e usuários. Para a realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do objetivo abordado. Além disso, foram realizadas visitas de campos em torno do corpo hídrico para coleta de dados primários. Com a utilização de um GPS foi possível referenciar ás áreas e classificar os usos específicos. A próxima etapa da pesquisa será realizada por meio da aplicação de questionários junto aos usuários e moradores, nas áreas demarcadas. Espera-se ao final que os resultados da pesquisa possam servir como subsídio para o público e para o poder público na tomada de decisão e melhor gerenciamento desta área de proteção ambiental tão importante para a região.
Palavras-chave: Lagoa de Cima. Percepção Ambiental. Balneabilidade.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.