Conteúdo do artigo principal
Resumo
A intensificação das atividades humanas nas últimas décadas tem gerado um acelerado aumento na produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tornando-se um grave problema não apenas para os gestores públicos, mas para a sociedade em geral. O aumento acelerado da população e o crescimento, muita das vezes, sem planejamento de grandes núcleos urbanos dificultam as ações que envolvem a gestão dos RSU. Outro fator que contribui, de forma ímpar, e que afeta a sociedade é o uso dos lixões, antes afastados, mas agora cada vez mais inseridos em função da ampliação dos centros urbanos. Vale ressaltar que o uso de lixões é proibido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mas ainda são encontrados e usados com prática comum em diversos municípios brasileiros causando problemas ambientais e de saúde pública. Assim, o uso adequado de aterros sanitários, como previsto na PNRS, favorece a produção, aproveitamento e uso do biogás. Este tipo de energia é produzido, a partir do do lixo em aterros sanitários sendo considerada limpa e renovável, diversificando e favorecendo a matriz energética, e principalmente, reduzindo os impactos provocados pelos lixões e queima dos RSU. Desta forma, os aterros sanitários são considerados atualmente uma alternativa das mais interessantes para a geração do biogás, visto que podem dispor de técnicas de captação dos gases liberados através de dutos de captação e queima posterior em equipamentos adequados. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar e comprovar a viabilidade técnica e econômica da geração de energia elétrica a partir do biogás e apontar alguns dos ganhos ambientais no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os métodos da pesquisa baseiam-se no levantamento de dados que discutam a produção do biogás. Em relação aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica, pois utilizou materiais já publicados sobre o assunto, como livros, artigos, periódicos e pesquisa na internet. Então a coleta de dados consistiu em: observação indireta –levantamento bibliográfico e consultas documentais e observação direta – trabalho de campo e observação, no lixão do município referido. Assim, podemos concluir que é possível a produção e uso do biogás como combustível, gerando energia elétrica proveniente das turbinas a gás, podendo ser consumida pelo próprio aterro ou, em caso de excedente de energia, pode ser comercializada, proporcionando uma receita adicional ao aterro.
Palavras-chave: meio ambiente, resíduos sólidos e biogás.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.