Conteúdo do artigo principal
Resumo
As estufas, como ambientes construídos pelo homem para abrigar e promover melhores condições de cultivo dos vegetais, tornaram-se, sob vários aspectos, interessantes soluções arquitetônicas para vencer as adversidades impostas pelo clima. Devido ao microclima interno, a aplicação dessas estufas na produção de vegetais, seja para o cultivo de alimentos ou de mudas, geralmente possibilita o alcance de melhores resultados, quando comparados aos das culturas ao ar livre. Um controle eficiente do citado microclima acarreta em um aumento substancial da produção, aliada a uma considerável redução do consumo energético necessário. O projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo de controle e monitoramento do microclima interno de uma estufa, baseado em componentes de baixo custo e tecnologia aberta, demonstrando a viabilidade de sua aplicação às pequenas propriedades da região Norte Fluminense. A metodologia consiste no levantamento e estudo de aplicações de controle de variáveis em estufas, aderentes aos paradigmas de arquitetura aberta e baixo custo, seguida do desenvolvimento do protótipo e de seu teste de desempenho em uma estufa de cultivo de maracujá, comparando os resultados obtidos com os de duas outras culturas simultâneas (porém, sem sistema de automação), de forma a verificar a viabilidade econômica do projeto. Espera-se obter um projeto de sistema de controle de estufas, com alta reprodutibilidade e baixo custo de implantação, proporcionado sua implementação e montagem na própria região de aplicação, valorizando a mão de obra local e melhorando a produção de pequenas propriedades rurais, através da redução do consumo energético, e consequentemente, do custo de operação. Concluindo, através de um sistema de baixo custo para o controle automatizado e eficaz de sua estufa, o agricultor obterá um aumento substancial da produção aliado a um baixo custo de energia, obtendo também, uma produção econômica, mesmo nos períodos de maior temperatura climática.
Palavras Chaves: Estufas, Automação, Agricultura de precisão
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.