Conteúdo do artigo principal
Resumo
A criação do freio está intrinsicamente relacionada com a evolução tecnológica da roda, quando houve a criação de um mecanismo de transporte que ocorreu há a aproximadamente 4000 A.C., esta revolução permitiu ao homem realizar tarefas de forma mais rápida, eficiente e em menor tempo de execução. Junto com o mecanismo de transporte, houve a necessidade de controlar sua velocidade ou manter parado o mecanismo, ou seja, fazer frear. As diversas atividades que envolvem máquinas e estruturas metálicas são dependentes da analise de resistência de materiais seja para determinar o melhor material ou seu limite de carga, a resistência mecânica dos materiais depende da forma como a carga é aplicada e da deformação resultante ocorrida. Muitos podem resistir a grandes carregamentos se as cargas forem aplicadas durante um longo período de tempo (ensaios estáticos). Uma destas metodologias é o teste Charpy permite conhecer o comportamento do dúctil-frágil do material. A partir desta necessidade o objetivo geral deste trabalho é Montar um Sistema de Freio para Máquina Universal de Ensaio de Impacto Heckert 423/27 para aumentar a vida útil do equipamento. Em que se busca o correto dimensionamento do sistema de freio, através da definição da movimentação das partes do sistema para a análise das forças envolvidas. Para isso foi feita uma análise do movimento do equipamento e as cargas utilizadas. Desta forma foi definida a força (atrito) que o freio deveria exercer sobre o eixo, para as análises foram consideradas as condições de cargas visando aumentar a vida útil do equipamento. Neste trabalho espera-se que após definido o sistema de freio que deverá ser utilizado através de cálculo das forças envolvidas sobre a sapata como o ponto de pressão máxima, seja possível determinar a composição adequada das sapatas ou pastilhas dependendo do modelo que será escolhido em virtude da carga de frenagem e também permitir o aumento da vida útil do equipamento com o menor custo de operação
Palavras-chave: Sistema de Freios, Ensaio de Impacto Heckert 423/27, Dimensionamento de Freios.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.