Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo de vibrações mecânicas é essencial na formação do engenheiro mecânico devido a sua importância em diversas áreas da engenharia. Para tornar mais dinâmico esse aprendizado idealizou-se a construção de uma bancada didática que pudesse simular e medir o comportamento vibratório de um sistema rotativo quando submetido a uma série de ações que pudessem causar perturbações ao mesmo, tais como o desalinhamento e o desbalanceamento de massas. Com a bancada didática será possível unir a prática com a teoria, possibilitando uma formação acadêmica muito mais completa. Os objetivos do projeto consistiram em projetar e montar a estrutura mecânica e elétrica de uma bancada de análise de vibração para fins didáticos que possa ser usada como auxílio às aulas da disciplina de Vibrações Mecânicas e dar o startup a criação do Laboratório de Análises Dinâmicas do ISECENSA. Foram desenvolvidos modelos computacionais em CAD que puderam facilitar o dimensionamento e análise estrutural dos componentes que compõem a bancada antes de sua construção. A bancada foi projetada e construída conforme o projeto idealizado, sempre buscando utilizar os recursos disponíveis na instituição, para desta forma minimizar o custo final da bancada didática. Ao longo da construção e montagem alguns detalhes foram modificados pois ao realizar testes iniciais houve a necessidade de alguns ajustes para que a dinâmica não fosse prejudicada. Algumas modificações ainda precisam ser feitas para que se possa obter uma medição de alta qualidade durante as realizações dos ensaios. O próximo passo será desenvolver o sistema de medição e instrumentação, que fará uso de acelerômetros para analisar os níveis de vibração.
Palavras-chave: bancada didática, processos de fabricação e vibrações mecânicas.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.