Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar o processo de produção de Pasta Diamantada, avaliando o número de operadores e máquinas, tempos de produção, alocação de atividades, dentre outros parâmetros importantes para avaliar a dinâmica do sistema e suas regras operacionais. O método utilizado tem por base a técnica de Simulação Computacional Estocástica de Eventos Discretos em virtude das variadas fontes de incertezas e da complexidade operacional relacionada ao processo de produção de Pasta Diamantada. O modelo conceitual deste sistema foi construído a partir da técnica IDEF-SIM e traduzido para o software Arena®12 Rockwell Automation. O modelo de Simulação elaborado permitiu representar diversos cenários com considerável rapidez e flexibilidade, necessários à implantação da empresa ABRASDI. Este método permitiu identificar problemas e oportunidades de melhoria no processo, antes do início das linhas de produção. As principais medidas de desempenho avaliadas foram a taxa de utilização de operadores e o lead time do processo, considerando como restrições o custo da Pasta Diamantada, a qualidade do produto e o tempo total de produção. Os resultados obtidos a partir das análises demonstram que alguns cenários podem ser considerados ideais, dependendo das necessidades da empresa, tendo em vista que consideráveis ganhos podem ser obtidos com algumas mudanças de parâmetros.
Palavras-chave: Simulação; Pasta Diamantada; Diamante.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.