Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos anos, o gerenciamento da qualidade começou a receber crescente atenção no setor público, tanto que o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade para organizações públicas e privadas com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado interno e externo. A gestão da qualidade é um complemento para a administração no sistema de produção, através de planejamento, controle e aperfeiçoamento da qualidade. Observando a ineficiência das instituições públicas no Brasil e vislumbrando como uma das possíveis causas das dificuldades de ordem gerencial. O presente trabalho tem como objetivo verificar as percepções dos funcionários do setor de patrimônio público em uma prefeitura da Região Norte Fluminense após mudanças gerenciais aplicadas. A metodologia a ser seguida consta primeiramente de um levamento bibliográfico a respeito do serviço público e gestão da qualidade e uma pesquisa exploratória, descritiva com elaboração de um questionário fechado seguindo o método ServPerf. Entende-se que mensurar qualidade em serviço é uma atividade um pouco mais complexa, pois contém características intangíveis, ao contrário do produto “físico”. Assim, a satisfação acontece quando o atendimento e a resolução de demandas atendem ou superam o que o cliente espera. Com base no exposto e a partir das mudanças realizadas no setor, e em especial de organização gerencial, espera-se que mudanças simples e até intuitivas na organização do ambiente, dos arquivos e dos planos de trabalho atinjam ganhos exponenciais nos resultados e que sejam percebidas pelos funcionários do setor objeto de estudo, assim como por outros setores interligados e pela população a partir do momento em que gera resolução e respostas.
Palavras-chave: Qualidade em Serviço, ServPerf, Serviço Público.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.