Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nota-se que as organizações privadas são superiores às públicas quando o quesito é um bom atendimento ao cliente. Um dos fatores agravantes é que o serviço público ainda é prestado de forma burocrática, sem o devido treinamento dos funcionários. Porém, o Estado está buscando modernização, dando ênfase à construção de uma base gerencial com normas e procedimentos do setor privado, tornando o serviço oferecido mais eficiente e eficaz. O presente estudo propõe avaliar o grau de satisfação que os atributos da qualidade trazem na prestação de serviço oferecida por um posto de habilitação de um órgão público do norte do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa é entender, pela ótica do usuário, quais são os atributos que levam satisfação com relação ao serviço prestado através do Método de Kano. Os atributos foram classificados utilizando-se dados coletados através de questionários que foram aplicados aos usuários do posto após a finalização do serviço solicitado. A ferramenta utilizada atingiu o objetivo proposto evidenciando que os atributos “proximidade a rodoviárias” e “horário de funcionamento” foram classificados como neutros; o atributo “atendimento sem agendamento” foi classificado como obrigatório e todos os outros atributos foram classificados como unidimensionais. Logo, como a maioria dos atributos presentes foram classificados como unidimensionais, é preciso elucidar que a satisfação está diretamente ligada ao nível de desempenho do serviço prestado, ou seja, quanto maior o desempenho, maior a satisfação.
Palavras-chave: qualidade em serviços, serviço público, método de Kano.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.