Conteúdo do artigo principal
Resumo
A indústria metalúrgica faz pesquisas incessantes para que novos materiais sejam confeccionados ou que o melhoramento de alguns já utilizados aconteça. Na indústria de máquinas pesadas, o desgaste de pequenas partes, como os dentes de uma retroescavadeira, faz com que a máquina não consiga operar com toda sua capacidade de produção. Dessa forma, materiais mais duros e mais resistentes à abrasão devem e estão sendo cada vez mais utilizados na confecção de componentes como esses, que estão expostos a condições severas e que sejam capazes de resistir por mais tempo sem que haja fratura ou até mesmo desgaste de forma mais precoce. O presente trabalho avaliou a microestrutura e propriedades mecânicas dos aços 4140 e Hardox 450, utilizados na confecção de dentes de uma retroescavadeira. Através do ensaio metalográfico foi revelada uma estrutura martensítica em ambos os aços. O Hardox 450 apresentou maior dureza em relação ao 4140 na medição de dureza na escala Rockwell C. As propriedades mecânicas de ambos foram obtidas através do ensaio de tração onde foi possível observar que o Hardox 450 se apresentou mais resistente à tração que o aço 4140. Para fins de uso pesado são necessárias propriedades mecânicas que apresentem uma resistência mais elevada tornando-se possível avaliar a substituição do aço 4140 pelo Hardox 450 para tal finalidade. Apesar de ambos revelarem uma estrutura martensítica, o Hardox 450 foi considerado mais adequado por possuir uma elevada dureza, grande resistência mecânica e uma grande resistência a impactos, aumentando o tempo de vida desse componente e reduzindo a frequência de manutenção.
Palavras-chave: Estrutura Martensítica, Dente, Retroescavadeira. Resistência Mecânica.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.