Conteúdo do artigo principal
Resumo
A exigência de desempenho em equipamentos e estruturas vem promovendo o desenvolvimento de novos materiais e novas técnicas de fabricação. Valores altos de resistência e rigidez aliados a menores pesos e custos de produção são obtidos frequentemente por meio da utilização de materiais compósitos. Estes materiais são produzidos a partir da associação de pelo menos dois materiais distintos, resultando em um material heterogêneo e multifásico, de propriedades melhoradas com relação a cada um individualmente. Em geral, um dos componentes constitui a matriz que é a fase contínua, de natureza diversa, metálica, cerâmica ou polimérica, sendo o outro componente, os reforços que constituem a fase dispersa. Um exemplo típico é o compósito de fibra de vidro em resina polimérica. A fibra de vidro confere resistência mecânica, enquanto a matriz polimérica, muitas vezes composta de resina poliéster, é responsável pela flexibilidade do compósito. Os compósitos podem ser classificados em três divisões principais: os compósitos reforçados com partículas, os reforçados com fibras e os estruturais. O concreto, por exemplo, é um compósito abundantemente utilizado na construção civil, cujo reforço é feito com partículas grandes e que pode ser modificado pela alteração da matriz e das fases dispersas. Este trabalho procura identificar aplicações de materiais compósitos na construção civil, classificá-los e compará-los com materiais convencionais de mesma aplicação, em termos de dureza, resistência mecânica, rigidez, tenacidade, resistência à corrosão, aspectos arquitetônicos e custos. Será realizado um levantamento de fornecedores e especificação técnica de seus produtos. A partir destes dados pretende-se elaborar gráficos que auxiliem na seleção de materiais para a construção civil e mostrem a evolução da utilização de materiais compósitos neste setor.
Palavras-chave: engenharia civil, construção civil, materiais compósitos.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.