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Resumo
Os custos em uma empresa, provenientes de não conformidades, acarretam uma perda de competitividade no mercado, de confiabilidade dos seus produtos e processos. No cenário atual de ampla concorrência, é necessário que as organizações mantenham seus processos de produção eficiente e eficazes, com qualidade, com custos de falhas menores, visando sempre a melhoria contínua. A pesquisa realizada tem como objetivo o levantamento, identificação e monitoramento das principais causas de não conformidades em um processo produtivo de uma empresa do segmento Aço e Caldeiraria, localizada no Norte Fluminense. Durante o período de 6 meses, foram identificadas pelo setor de Gestão da Qualidade 37 não conformidades relacionadas a produtos e processos. Mediante da aplicação dos diagramas de Ishikawa e de Pareto foi possível constatar que 54,05% dos problemas de não atendimento aos requisitos internos foram decorrentes de mão-de-obra; 21,62% referente aos métodos utilizados; 16,22% causas relacionadas às máquinas e apenas 8,11% a materiais. Portanto, como 80% dos problemas evidenciados são relacionados a pessoas e métodos, como tratativa sugere-se a realização de treinamentos dos colaboradores em suas atividades, revisão das instruções de trabalho visando a redução das falhas operacionais encontradas. Conclui-se que através do estudo de caso realizado, aplicando as ferramentas da qualidade, foi possível a identificação, priorização e proposta de ação corretiva para redução das não conformidades.
Palavras-chave: não conformidade, diagrama de Ishikawa, diagrama de Pareto.
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