Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos dias atuais perante a crise no mercado petrolífero, que foi ocasionada pelos problemas que envolvem a política nacional. A partir do ano de 2014 inúmeros trabalhadores foram demitidos e outros acabaram sendo sobrecarregados em suas tarefas por conta dessas demissões, muitas vezes em massa. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar com base no enfoque ergonômico, três postos de trabalho em uma empresa que presta serviços offshore. Sendo eles: almoxarife onshore, vigilante e recepcionista. Partindo da premissa que a ergonomia, uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. Fica evidente a função e o dever dos profissionais desta área em contribuir para o correto planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Para tal, a metodologia utilizada foi coleta de dados via questionário, compilação e análise destes por meio do confronto dos princípios da ergonomia com as características dos postos de trabalho pesquisado, além da realização da proposta de melhorias para os pontos negativos identificados com a pesquisa. Desta forma, conclui-se que os resultados obtidos possam contribuir no processo de melhoria contínua e na redução dos custos relacionados ao absenteísmo e perda de produtividade ligados aos problemas ergonômicos nos postos de trabalhos analisados.
Palavras-chave: ergonomia física, indústria petrolífera, saúde e segurança.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.