Conteúdo do artigo principal
Resumo
O arranjo físico planejado possibilita o aumento da produtividade da operação, evitando desperdício e ineficiência da produção. Com base nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma observação in loco em uma lanchonete, localizada em uma instituição de ensino na cidade de Campos dos Goytacazes, a fim de identificar os problemas relacionados ao layout de produção e apresentar uma proposta de melhoria por meio do remodelamento do mesmo. Para tal, inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura sobre os diferentes tipos de arranjos existentes relacionados aos processos produtivos. Depois, foi feita a observação in loco e aplicado um questionário a 27 clientes da lanchonete, composto por seis perguntas fechadas e um campo aberto para comentários e melhorias. Foi utilizada a seguinte escala de classificação às questões: 0 - muito ruim, 1 a 3 - ruim, 4 a 6 - médio, 7 a 9 - bom, 10 - muito bom. Por fim, as informações levantadas foram utilizadas como insumo à elaboração da proposta do novo layout, utilizando o software Autocad 2010. Como resultado da observação in loco, foi verificada a falta de agrupamento de processos no layout, o gargalo de produção gerado na compra dos salgados e o alto tempo de espera no atendimento ao caixa. A pesquisa mostrou que 70,3% das vendas são de salgados, 37% dos alunos consideram ruim/médio o tempo de espera do atendimento ao caixa, 70% consideram bom/muito bom o tempo de recebimento para o produto no balcão, 70,3% avaliaram como bom/muito bom a disposição dos alimentos para visualização. A proposta do novo layout visou dividir os setores de produção em dois tipos de arranjo, um por produto e um por processo. O caixa foi posicionado estrategicamente de forma central, possibilitando a divisão dos processos. Do lado esquerdo ocupou-se o layout por processo, abarcando os pedidos que precisam ser montados, seja pelo cliente ou pelos funcionários, caracterizados por baixo fluxo e grande flexibilidade de serviço. Do lado direito ocupou-se o layout por produto, abrangendo a categoria de pedidos pronta-entrega, padronizados, e, objetivando grandes fluxos de serviço possibilitando maior velocidade no processo e restringindo o gargalo. Levando-se em consideração esses aspectos, foi possível perceber a relevância de um arranjo físico planejado e como este interfere na produtividade e satisfação do cliente.
Palavras-chave: arranjo físico, layout, lanchonete.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.