Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dutos flexíveis são estruturas compostas de várias camadas de materiais metálicos e poliméricos utilizados na produção de petróleo. A armadura de tração representa a camada responsável por suportar as cargas radiais de pressões internas do duto, que é produzida através de um arame de aço carbono. Em sua principal função, que consiste na condução de petróleo, deve-se considerar o risco de corrosão, uma vez que o fluido transportado possui alto potencial corrosivo, o ambiente externo caracterizado pela água do mar contendo em sua composição diversos sais que consequentemente resultam em uma alta condutividade elétrica, propiciando o processo eletroquímico e os fluidos de exploração que igualmente são nocivos aos dutos quando entram em contato com os materiais metálicos. O presente trabalho visa analisar a corrosão em operação pelo contato com água do mar devido a um possível dano na capa externa do duto, que pode ocasionar processos corrosivos mais intensos no material metálico das armaduras de tração, identificando suas possíveis causas, avaliar o efeito da corrosão sobre as propriedades mecânicas do material e ressaltar a importância da prevenção da corrosão nessas estruturas. Os ensaios serão realizados em corpos de prova de aço carbono utilizados na confecção da armadura de tração. Os corpos de prova foram separados em amostras, que serão submetidas a ensaios corrosão, tração e metalográfico. A análise dos efeitos da corrosão na armadura de tração de dutos flexíveis será realizada através do ensaio de corrosão em água do mar por imersão, onde será possível identificar a morfologia do ataque. Para análise das propriedades mecânicas será realizado o ensaio de tração, e por fim, será realizado o ensaio metalográfico com o intuito de avaliar os danos quanto à composição química do material.
Palavras-chave: corrosão, dutos flexíveis, petróleo.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.