Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Brasil hoje é o país que mais instala dutos flexíveis para produção de óleo e gás offshore no mundo, por conta da facilidade de manuseio e rapidez na sua instalação, além de propriedades mecânicas que garantem manutenção quase zero durante décadas de exploração. Os risers são estruturas tubulares consideradas esbeltas pela baixa razão entre o diâmetro e o comprimento, e são amplamente utilizadas na indústria offshore e podem ser classificados segundo o material como sendo flexíveis ou rígidos. Os risers rígidos, geralmente são construídos de aço enquanto os flexíveis são compostos de camadas de vários materiais. Com o aumento da profundidade de exploração, alguns problemas surgem e podem inviabilizar a utilização de risers em catenária simples. Os principais problemas estão relacionados ao excesso de tração no topo, uma vez que todo o comprimento suspenso do riser é sustentado pelo ponto de conexão com a plataforma, e à baixa vida útil à fadiga, principalmente na conexão de topo e no ponto de contato com o solo (Touch Down Point – TDP). A proposta deste trabalho é analisar as tensões atuantes existentes nos dutos flexíveis suspensos em catenária com e sem a utilização de flutuadores através de cálculos analíticos e análise por elementos finitos, propondo a pesquisa, estudo e análise das tensões atuante em um riser de produção de petróleo sem a utilização de flutuadores (catenária livre) e com flutuadores (catenária complexa), com o intuito de verificar a melhor configuração da linha para prevenir a falha em operação e evitar danos tanto nos equipamentos submarinos como Módulo de Conexão Vertical, Árvore de Natal Molhada e manifolds quanto nos equipamentos de top side de plataformas. Essa análise será realizada com o software de elementos finitos ANSYS®. O software de elementos finitos utiliza malhas de convergência para análise das tensões aplicadas, o ANSYS® através da métrica “Element Quality”, essa malha é gerada a partir das médias de todas as métricas, sendo assim obtém-se melhores resultados para a análise. O resultado esperado é que as tensões nos dutos com módulos flutuadores, na configuração Lazy Wave sejam menores do que o Free Handing ou catenária livre, aliviando assim os esforços de tração pelo topo e reduzindo o Touch Down zone, diminuindo a ocorrência de falhas nos equipamentos submarinos.
Palavras-chave: tubos flexíveis, tensões e elementos finitos.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.