Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os tratamentos térmicos abrangem diversas faixas de temperaturas, desde o tratamento subzero (temperaturas abaixo de 0 ºC) para a estabilização da microestrutura, até a austenitização de aços rápidos a 1280 °C. De igual modo, várias taxas e meios de resfriamento são usadas, visando a transformação e alcance da estrutura pretendida. As propriedades mecânicas dos aços dependem, de modo geral, da sua estrutura. Os tratamentos termoquímicos e também os térmicos alteram, em maior ou menor proporção, a estrutura dos aços, resultando consequentemente, na alteração de suas propriedades. O objetivo deste trabalho é analisar as alterações da microestruturais do aço SAE/AISI 8620, utilizado em peças que exigem resistência mecânica e ao impacto, provenientes do tratamento termoquímico de cementação com temperatura entre 900 - 925ºC e do tratamento térmico de têmpera à 840º - 870º e também verificar as alterações das propriedades mecânicas do material por meio dos ensaios de tração e ensaio de dureza. O tempo de cementação será controlado em função do potencial de carbono e da profundidade de endurecimento especificados. A têmpera será realizada diretamente após a cementação, onde ocorrerá diminuição da temperatura até 840 – 860ºC, onde este tempo será mantido para homogeneizar a temperatura na seção transversal e resfriado em óleo. Serão realizados três tratamentos de têmpera em óleo, utilizada convencionalmente, em diferentes temperaturas. A microestrutura do material será examinada antes e depois dos tratamentos térmicos utilizando a microscopia confocal. Após os tratamentos de cementação e têmpera, serão realizados ensaios de tração e dureza para verificação das propriedades mecânicas. Espera-se comprovar através dos ensaios mecânicos que as propriedades mecânicas como ductilidade e tenacidade do aço serão beneficiadas.
Palavras-chave: têmpera, cementação, propriedades mecânicas, tratamento.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.