Conteúdo do artigo principal
Resumo
O aço carbono SAE 1045 é um aço que apresenta médio teor de carbono em sua composição, demonstrando assim boa ductilidade, plasticidade e dureza, além de excelente desempenho quando submetido a outros tipos de esforços mecânicos e trabalhos a frio. O setor da indústria agrícola, automotiva e de máquinas e equipamentos vêm crescendo cada dia mais, tornando grande usuário desse aço principalmente em peças como virabrequins e outras peças que necessitam rigorosos testes para sua utilização. As aplicações do aço SAE 1045 na indústria envolvem uma série de analises e ensaios que preveem e evitam problemas futuros. Neste trabalho foram avaliadas a microestrutura e propriedades mecânicas do aço carbono SAE 1045 tratado termicamente após têmpera e revenido, nas temperaturas de 830°C e 250°C respectivamente, sob diferentes métodos de resfriamento: água, óleo e salmoura. As propriedades mecânicas foram avaliadas através de ensaios de tração e dureza e a microestrutura por meio demicroscopia óptica. Verificou-se que a microestrutura do aço após o tratamento térmico foi constituída principalmente de uma matriz martensítica revenida, porem existe alguns aspectos diferentes em relação a amostra temperada e revenida em óleo, apresentando grãos de ferrita devido a menor severidade deste resfriamento. No ensaio de tração os CP’s tratados termicamente apresentaram maior limite de resistência, tenacidade e ductilidade quando comparados aos CP’s como recebido. A dureza do aço SAE 1045 após tratamento térmico teve um aumento significativo devido a formação de martensita ocorrida na têmpera.
Palavra-chave: Aço 1045; Tratamento térmico; Ensaios mecânicos.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.