Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os aços são ligas de ferro-carbono, podendo contar outros elementos de liga em sua composição. A classificação mais utilizada para os aços é dada a partir de sua concentração de carbono, sejam eles com baixo, médio e alto teor de carbono. A liga AISI 1065 pertence à família de aços com alto carbono, pois possui um teor de carbono superior a 0,6% em peso. Como consequência, obtém-se maior resistência mecânica e dureza em prejuízo da tenacidade, da ductilidade e da soldabilidade. O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da microestrutura e das propriedades mecânicas de um aço AISI 1065, antes e após processos de soldagem por resistência sob diferentes tensões e tratamento térmico de revenido. O processo de soldagem foi realizado em três amostragens utilizando-se tensões entre pontas diferenciadas de 2 volts, 2,5 volts e 3 volts. De cada amostragem, metade das soldas receberam o tratamento térmico. A microestrutura do metal base, da zona termicamente afetada e da zona fundida foi analisada antes e após o tratamento térmico por meio da técnica de microscopia ótica. Em seguida, foram realizados os ensaios de dureza, microdureza e de tração para determinação das propriedades mecânicas. Verificou-se também que o metal base apresenta uma microestrutura constituída de grãos alongados de perlita e ferrita na forma de pancake. Após o tratamento térmico, a zona fundida e a zona termicamente afetada apresentaram uma matriz martensítica que foi transformada em martensita revenida no revenido. Foi evidenciado que o aço carbono AISI 1065 soldado após revenido assumiu maior limite de resistência à tração, ductilidade e também tenacidade em relação ao aço apenas soldado. No entanto, verificou-se que a tensão entre pontas de 2 volts resultou num melhor comportamento mecânico após o tratamento térmico.
Palavras-chave: microestrutura, propriedades mecânicas, aço carbono.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.