Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente o futebol movimenta cifras superiores aos 250 bilhões de dólares a cada ano, o Brasil tem participação inferior a 1% com o capital de 453 milhões somados pelos 21 clubes de maior renome em nosso país. Isto se deve à falta de uma gestão profissional dentro dos clubes de futebol brasileiros. Há clubes que investem quantidades exorbitantes de recursos e falham em conquistar os objetivos esperados, assim como há aqueles que conseguem desenvolver times competitivos mesmo sem tantos recursos. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a forma como uma gestão adequada dos clubes brasileiros pode influenciar nos resultados em campo e, consequentemente, na aquisição de títulos nacionais e internacionais. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é um estudo de casos sobre as associações de futebol específicas para entender a forma com que estes clubes são gerenciados e analisar estatisticamente o desempenho de cada um em campo. Para tanto, será relacionado um conjunto de dados que compare fatores como: desempenho, capital do clube, lucro relacionado a vendas de artigos desportivos, lucro relacionado a vendas de ingressos para jogos, valor referente a cada jogador no cenário internacional, entre outros. Espera-se encontrar resultados que provem que o fator monetário do clube não é o fator principal para a boa atuação do time em campo e, assim, concluir que é possível construir poderosos times de futebol quando há uma gestão adequada desses mesmos, sem que seja necessário um investimento muito alto de recursos.
Palavras-chave: futebol, gestão, estatística.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.