Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo avaliou o Programa de Gestão Ambiental de áreas adjacentes ao Campus Arthur Virgílio Filho da Universidade Federal do Amazonas tendo como enfoque a Avenida Grande Circular. Como se sabe, o processo de caracterização e gestão ambiental de uma região é um processo que exige a confiabilidade de dados primários e secundários, uma vez que estas informações obtidas são importantes no processo de estudo em termos qualitativos e quantitativos de uma região. Para isso, dados oficiais e legais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Plano Diretor do Município, legislações municipais de ocupação do território foram usados.
Dentro disso, realizou-se uma análise quanto ao processo de ocupação, presença de edificações, tipos de resíduos sólidos gerados, principais construções, fluxo de trânsito na região, presença de áreas verdes e arborização na região representada pelos limites da Avenida Grande Circular com o Campus UFAM. Assim, avaliou-se como o processo de ocupação nas áreas limítrofes da Universidade Federal do Amazonas ocorreu nas últimas décadas, observando-se que o crescimento ocorreu de forma desordenada e sem planejamento urbano.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- ARAÚJO, L.M. de. Produção do espaço intra-urbano e ocupações irregulares no conjunto habitacional de Mangabeira, João Pessoa - PB. Pesquisa em andamento junto ao programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB, 2005.
- CAVALCANTI, D.C. Geoprocessamento aplicado à proteção ambiental do Campus Ufam. Dissertação de Mestrado, Manaus, 2012.
- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS. Plano Diretor da Universidade do Amazonas. 1978-1982. Manaus, 1977.
- IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Noções Básicas de cartografia. Rio de Janeiro, IBGE, 1999.
- SILVIA FOSBERG, M.C. Protecting na urban forest reserve in the Amazon: a multi-scale analysis of edge effects population pressure and institutions. Tese de Doutorado, Indiana University, 1999.
Referências
ARAÚJO, L.M. de. Produção do espaço intra-urbano e ocupações irregulares no conjunto habitacional de Mangabeira, João Pessoa - PB. Pesquisa em andamento junto ao programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB, 2005.
CAVALCANTI, D.C. Geoprocessamento aplicado à proteção ambiental do Campus Ufam. Dissertação de Mestrado, Manaus, 2012.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS. Plano Diretor da Universidade do Amazonas. 1978-1982. Manaus, 1977.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Noções Básicas de cartografia. Rio de Janeiro, IBGE, 1999.
SILVIA FOSBERG, M.C. Protecting na urban forest reserve in the Amazon: a multi-scale analysis of edge effects population pressure and institutions. Tese de Doutorado, Indiana University, 1999.