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Resumo

RESUMO

Existem soluções analíticas para a determinação da carga crítica e da variação crítica de temperatura de colunas, desde que as mesmas não possuam perfurações. Se existirem o problema pode ser resolvido através de uma abordagem computacional. Então, neste trabalho, um modelo computacional verificado foi adotado para solucionar os problemas da flambagem mecânica e térmica. Para isso foi empregado o software ANSYS, que é baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF). Um estudo de caso foi realizado, empregando o método Design Construtal para a determinação da influência na carga crítica e na variação crítica de temperatura em uma coluna de aço com perfurações. A forma dessas perfurações foram variadas, mantendo fixo o volume de material retirado da coluna. Os resultados obtidos mostraram que o método Design Construtal permite a determinação de geometrias otimizadas que conduzem a performances superiores dos componentes estruturais analisados. Estudos de flambagem mecânica e flambagem térmica considerando perfurações em perfis ou placas finas têm sido abordados em trabalhos isoladamente, sem a existência de uma correlação ou ponto comum entre eles. Então surgiu a motivação para realizar o presente trabalho, determinando, ainda que isoladamente, qual seria a geometria ótima dos furos, comum à flambagem mecânica e à flambagem térmica.

 

Palavras-chave: Flambagem; Design construtal; Modelagem computacional.

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Como Citar
Michaello, R. da S., Paes, J. R. S., Isoldi, L. A., Bastos, R. G., dos Santos, E. D., & Rocha, L. A. O. (2018). PERFIS PERFURADOS SUBMETIDOS À FLAMBAGEM TÉRMICA E MECÂNICA. xatas ∓ ngenharias, 8(20). https://doi.org/10.25242/885X82020181311